domingo, 3 de maio de 2009

Et voilá Paris (2ª parte)

A minha estadia por terras tirolesas está a chegar ao fim. A defesa e o exame final à vista e um futuro para decidir. Desde há algum tempo que tenho começado os meus contactos para prosseguir nesta minha vida de cientista de que tanto gosto. Portugal infelizmente ainda não é o próximo passo. A melhor das opções que me apareceu é ir para Paris.

O trabalho com electrões de baixa energia tem sido muito inspirado e impulsionado desde que o grupo de Léon Sanche em Sherbrooke descobriu que electrões de baixa energia podem provocar lesões a nível molecular, mais precisamente no DNA, conduzindo a cancro. Desde então toda a comunidade tenta estudar e descobrir mais sobre a interacção destes electrões com biomoléculas. O meu trabalho de doutoramento é isso mesmo!

Em Novembro passado tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Léon Sanche, numa visita que ele fez ao nosso grupo e de estar com ele numa conferência. Tivemos oportunidade nessa altura de discutir ciência, para mim foi uma meta. Eu a discutir ciência com um daqueles que geralmente só conhecemos de nome e de ler os seus artigos. Nessa altura ele falou-me várias vezes na possibilidade de post doc no Canadá. Nunca me agradou a ideia. Pois, mas pessoas destas geralmente não se ficam pelo seu canto. Sanche conseguiu um projecto de 3 anos na europa. Um dos locais onde vai estar a trabalhar é Paris, Universidade de Paris sul. Quando se começou a falar da possibilidade de haver post docs a trabalhar com ele, contactei-o directamente e daí até agora, os mails não têm parado. Ele tem-se mostrado muito interessado em mim, e apesar de eu lhe deixar sempre em aberto a possibilidade de ir para outro grupo, ele arranja sempre meio de me dar mais razões para trabalhar com ele. Mal ele sabe que é mesmo isso que eu quero. Está tudo decidido apesar de não ter ainda nada assinado. Em Novembro espero mudar-me para Paris, convencido de que será a ponte para regressar a Portugal quanto antes!

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas perspectivas, rapaz!, digo, Senhor Doutor!.Avança e que Deus esteja no teu caminho. O F e a S não te desejam outra coisa.