quinta-feira, 9 de julho de 2009

Residência André Gouveia

Chegou hoje a confirmação da selecção de alojamento na residência André Gouveia, em Paris. Pelo menos esta fase foi bem mais fácil do que quando procurei estadia em Innsbruck. Ficam algumas fotos e descrição daquela que vai ser a minha casa a partir de Novembro.

(Fotos e texto abaixo recolhidas de: archipensees.blogspot.com)


A Casa de Portugal (Residência André Gouveia) é uma das residências universitárias da Cité Internationale Universitaire de Paris. Em 1960, a
Fundação Calouste Gulbenkian compremeteu-se com a CIUP a mandar construir no seu parque uma residência para os estudantes portugueses. Foi alvo de uma reabilitação em 2007, através do atelier AAVP Architecture, que lhe atribuiu nova "pele" perfurada dourada, recriando o motivo do pavimento da calçada envolvente. É actualmente um dos marcos arquitectónicos desta cidade universitária, sendo uma das residências mais modernas. O arquitecto deste projecto, Vincent Parreira, é francês de origem portuguesa.

A principal intervenção foi o trabalho efectuado nas fachadas. O corpo existente foi totalmente pintado de um cinza escuro. A segunda pele está afastada da fachada, permitindo criar acessos, tanto para o jardim, como para o ré-de-chão. Pontualmente, foi aplicada sinalização fluorescente, que cria um jogo aleatório de luzes com os faróis dos caros que passam na avenida. Este jogo de luz cénico é bastante adaptado à configuração urbana do edifício. cria um jogo aleatório de luzes com os faróis dos caros que passam na avenida. Este jogo de luz cénico é bastante adaptado à configuração urbana do edifício.



4 comentários:

ricardo disse...

Muito, muito interessante!!! Estive a ver o site e parece que vais ficar muito bem instalado. Claro que eu lá vou ter que ir ver o edificio como deve ser :P

Já estou de volta a Bilbao. "Arrivederci Roma / It's time for us to part..." nunca mejor dicho :S

abraço

brilho da lua disse...

olha que engraçado!!!
já morei na rua andré gouveia em lisboa :O))

bjitos,
anapaula

catarina jacobetty disse...

estou em preparativos da minha 1ª experiencia erasmus, estou no 2º ano de filosofia em lx e o plano é passar um semestre na universite de paris, sorbonne IV. fiquei interessada nesta residencia, mas nao é facil encontrar muitas informaçoes praticas sobre a mesma, se aceita alunos erasmus, quais os preços, etc. será que me podia dar algumas luzes? boas recomendaçoes da RAG? obrigada.
catarina jacobetty

Flip disse...

Cara Catarina,

Apesar de so estar em Paris ha pouco mais de um mes, ha alguma informação que lhe posso dizer. A RAG fica ainda na coroa principal de Paris, a 3 estaçoes da universidade de Sorbonne (muito bom para Paris). No site da cité (www.ciup.fr)encontra a informação que precisa. Não está muito evidente. Se não conseguir mande-me um mail que eu posso tentar ajudá-la (ferreiradasilva.filipe@gmail.com) Apesar de não ser barata, para viver em Paris é muito em conta. Não sei quanto é que um aluno de licenciatura paga, os preços são por categorias (+ elevado+ caro!) mas deve rondar os 500 euros mensais. É um espaço agradável, renovado, embora apresente algumas falhas. No meu blog há um post que fala sobre isso.

Entre em contacto se necessitar,

Filipd