terça-feira, 4 de dezembro de 2007

CH5

Tenho trabalhado até tarde... o meu equipamento, CH5 tem destas coisas, gosta que eu fique ao pé dele durante várias (muitas) horas. Tem um funcionamento simples, mas muito artesanal, o que leva a ter muita paragens e avarias.


Vou explicar mais ou menos do que falo.


Está divido em quatro partes:


1- uma zona onde se produz clusters, electrões livres e onde se faz chocar os electrões com os clusters


2- um campo magnético, para separação/análise por massa dos iões produzidos


3- um campo eléctrico, para separação/análise por energia


4- um receptor de iões que envia o sinal ao pc


A primeira zona, é a mais crítica e a que me leva ao desespero. Para formar os clusters de He, tenho de arrefecer até 9,5K (-263 ºC) este processo demora cerca de 3h. antes disso preciso de ter o toda esta zona em vácuo entre 10-4 mmbar e 10-7 mmbar, também requer o seu tempo...


Logo a seguir à zona de produção de clusters, tenho um pequeno "forno" onde tenho a minha amostra, geralmente um aminácido (agora tenho lá valina). Ao aquecer este forno a 125ºC faço passar a valina à fase gasosa e esta entra numa pequena câmara onde contacta com os clusters. Sem eu ainda ter percebido como, a biomolécula entra dentro do cluster. Depois é atirar electrões lá para cima. Estes por processo físico chegam até à biomolécua e ionizam-na. Ela liberta energia e desfaz o cluster ficando apenas a molécula ionizada. Consegue-se que se formem agregados moléculares, aproximando da estrutura dos péptidos.


Estes iões formados entram no campo magnético. Aí por selecção de massa, conseguimos ver que tipo de iões são formamos e no campo eléctrico situado a seguir, conseguimos perceber e analizar em termos de energia!


No receptor de iões, faz-se a contagem de quantos chegam, esta contagem é converida em sinal que é enviado ao computador.


Hoje deu-me para isto... explicar-vos de uma forma primária o que faço diariamente!


7 comentários:

Excluída disse...

Oh amigo, de uma forma primária?!!!!! Deixa-me elogiar-te esse teu lado pedagógico,muito bom, por sinal!!!! E olha que é uma professora de química a falar, hã?!!! Estás no bom caminho, trabalha a parte científica nestes 2 anos, que o resto, tá no papo!!!


Carla

Anónimo disse...

epah...isto é tudo muito bonito...mas fala lá mas é das tuas amigas com quem foste andar de patins no gelo e das amigas delas...e por ai fora!!

Anónimo disse...

Obrigado. Fazia-me um bocado de confusão imaginar o que fazias sem ter qualquer referencial. Agora com a tua explicação e com a ajuda da foto, já te imagino aos pontapés à CH5E. Explicada assim a Fisica até parece fácil. :-)

cmendes disse...

hum.... e para que queres saber essas coisas da energia dos iões? que andas a procurar?

Anónimo disse...

POis, nosso caro FILIPE, exercitar a virtude da Paciência com as máquinas e com as pessoas, é uma acção muito meritória...
Agora a sério, obrigado pela explicação pedagogicamente bem feita e elucidativa, embora de química (isso é química, não é?)eu perceba pouco menos de nada. Mas o que interessa é que noa comunicámos, como já hoje comuniquei com um certo casal (por sinal, meu, nosso, amigo) que vive nas terras frias do Nordeste. Um abraço dos que te não esquecem, a ti e aos teus (tios).

Anónimo disse...

Phónix!
Não percebi nada do que andas p'rá í a fazer.
A parte dos copos, fds, neve, etc é muito mais interessante.

luis

Anónimo disse...

Fiquei esclarecida!
;)
Belinha