terça-feira, 15 de abril de 2008

Do Louvre à Notre Dame

Fim de semana completo, Paris cheio de coisas lindas para ver, cultura para respirar, beleza para absorver. Movimento, gente, diferentes línguas... enfim uma cidade cosmopolita.

Sexta depois de sair do Sincrotão fui até ao Louvre. Às sextas está aberto até às 10 da noite. Consegue-se ver sem o stress das multidões. Escolhemos visitar a parte de Pintura, claro tinhamos de ir ver a Gioconda! Aproveitamos passamos também pela Venus de Milo. Lá dentro pelas salas havia música e dança dos alunos do conservatório. O conjugar das diferentes artes. Num países acaba-se (ou tenta-se acabar) com o ensino especializado da música, noutros aproveita-se para enriquecer ainda mais os aspectos culturais. Opções!
Ao sair estava uma noite linda. O edifício fica iluminado com uma luz que lhe dá um tom dourado. Tudo é calmo. Ouve-se um a cantar, outro a tocar saxofone. Um misto de sons, cores, sentimentos...
Sábado depois de andarmos à procura de uns materiais de restauro para a irmã do Pedro, vamos para a zona da Torre Eifel e visitamos o museu "du quai Branly". Os cincos continentes representados pelo seu artesanato, pela sua cultura. Todo o museu desde o edifíco até à maneira como está disposto e expõe, é de uma sensibilidade agradável. A própria textura das paredes, não direitas, em que se toca e dá a sensação que estamos a tocar numa pele. Gostei muito, apesar das dores nas pernas. Fiquei com o Panamá em mente para viagem fim de doutoramento...

Daí demos uma volta pela base da torre e seguimos até ao Arco do Triunfo. Que posso eu dizer? Como me foi mostrado nas aulas de francês pela Dª Armanda. Situado no meio de avenidas cheias de transito e movimento. Ao fundo pode-se ver Lá Defense. Descemos Champs Elysées e caminhamos até à praça Concorde.

Jantámos com o Henrique e fomos beber uns copos de tinto pelos bares do Marais. Um bairro alternativo, mas muito giro situado no coração de Paris, junto a Chatêlet e junto ao George Pompidou.
Domingo almoçamos junto ao Canal de S Martin. Depois aproveitamos para andar de bicicleta, não durante muito tempo, porque a chuva apareceu. PAssámos junto à Opera de Paris, edifício a visitar, junto ao Olympia (nada de especial). Visitamos a Igreja de Madelaine e descemos até à Notre Dame. Isso sim, vale a pena. Uma catedral lindissima. Assistimos à missa rezada pelo cardeal de Paris. Uma coisa fantástica...

Um cheirinho de um fim de semana intenso em Paris...