segunda-feira, 23 de junho de 2008

Veile Wege füren zu Gott, einer über die Berge

21.Juni.2008 solstício de verão. O dia maior do ano, há que aproveitar o sol e passear. Foi isso que fiz, juntamente com a Noémi, o Stefan e a mãe do Stefan. Desde que cheguei a Innsbruck que todos os dias olho Patscherkofel, aquele monte redondo que nem uma carapaça de uma tartaruga.A vontade de ir até lá cima existe desde o primeiro dia que o vi. No sábado foi o dia. Até ao topo são 2247 m.ü.d.M. (metter über dem Mer). Saímos de Innsbruck às 10:00 da manhã, apanhamos o eléctrico até Igls, uma aldeia que fica no sopé de Patscherkofel. Em Igls apanhamos o teleférico que nos levou até 1964 m.ü.d.M.. Aí começamos a caminhar, o sol esteve forte... Primeiro apanhamos um trilho circular, sempre plano nesta altitude, depois de uma hora, apanhamos um trilho em direção ao cume. A vista sobre Innsbruck é magnífica. Quando nos dirigimos para o topo conseguimos observar o lado sul de Patscherkofel, em direção a Itália e ver o Bernerpass, principal passagem dos Alpes em direção a Itália. À medida que estamos mais altos, vamos conseguindo olhar para norte e ver Innsbruck lá em baixo. Ao fim de uma hora e pouco chegamos ao topo. As torres de transmissão de televisão e telemóveis são o que mais sobressai. Contemplamos a cidade encaixada no vale do Inn. Deste ponto tem-se a perfeita noção onde Innsbruck está, parace que caiu das alturas e se encaixou entre as montanhas. Depois de andarmos um pouco, encontramos a cruz do topo com a seguinte frase:"Veile Wege füren zu Gott, einer über die Berge" (muitos caminhos para Deus, um pela a montanha). Sentámo-nos e comemos, a fome já se fazia sentir. Depois de relaxarmos um pouco, lá nos fizemos de novo ao caminho. Tinhamos decidido descer até Igls a pé. Assim foi... Depois de duas paragens a meio, uma para café no ponto de partida caminhada, outra a meia altitude da montanha para almoçar, lanchar, jantar, na Heilligwasser (água santa). Comi uma grande salada de frango e uma bela taça de morangos com iogurte. A caminhada continuou, a muito custo, ao fim de mais 2 horas de caminho lá chegamos a Igls e apanhamos o autocarro para Innsbruck.
Longo dia de início de verão!

1 comentário:

Anónimo disse...

O teu caminhar até ao topo da montanha parece não ter sido difícil: 9/10 de eléctrico...
A minha caminhada, mais lenta e penosa - as ... pernas já não ajudam muito, e também mais longa: 4 anos, até chegar ao ponto que me indicaram. Amanhã, colocarei a bandeira e olharei a encosta e a planície que me é destinada até aos últimos dias.
É às 16 horas. Os de Canas, digo, de Mirandela, cá estarão para me ajudar a içar a bandeira, eles que sempre me acompanharam na íngreme subida da montanha. D. Joaquim Mendes, que me disse muito os estimar, deu uma ajuda na última etapa, esta semana.