Primeiro domingo de cada mês há muita coisa gratuita a visitar. Aproveitando a onda de sol e boa disposição, hoje mesmo sozinho lá fui eu fazer umas visitas e aproveitar o sol. Comecei pela Sainte-chapelle. Uma capela do sec XIII, situada no palácio real bem junto à Notre Dame. Foi construída a mando do rei Louis IX para acolher as relíquias da paixão de Cristo, principalmente a coroa de espinhos. Uma colecção de vitrais fabulosa, 15 vitrais desde o Génesis até à Ressurreição. A não perder por quem visita Paris.
.
Capela baixa
Capela alta (principal capela, Sainte-Chapelle)
Depois da Sainte-Chapelle ainda fui visitar a conciergerie, também parte do palácio real. um grande salão com muitas arcadas em ogiva e a prisão são visitáveis. A prisão foi considerada como uma das mais duras. Foi lá que estive grande parte da monarquia antes de irem à guilhotina, como a rainha Antonieta, filha da imperatriz austríaca Maria Teresa. Este presa até ao dia da sua execução na para da Concórdia onde foi guilhotinada.
Um passeio na margem do Sena, a aproveitar o sol que aqueceu a alma, mas não o corpo (0ºC)! Terminei com um crepe na rua de Saint-Andres-des-Artes, na Crêperie des Arts. Ainda ouvi um pouco de musica na praça de Saint-Michel, fiquei com vontade de aprender saxofone!
2 comentários:
aiiii que saudades de paris...
A Sainte Chapelle foi o monumento que mais me impressionou em Paris. Entrar naquela sala cujas paredes são praticamente constituídos por vidro colorido foi algo de mágico. E estão tão perto que se tem a impressão que se lhes pode tocar... ao contrário de Notre Dame, onde os também belíssimos vitrais estão longe... a atmosfera na Sainte Chapelle torna-se muito mais íntima devido ao seu tamanho familiar. E por isso parece mais mágica.
Enviar um comentário