segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Nem tudo são espinhos...



Mais uma semana... Começou com um dia cinzento, de neve misturada com chuva! Depois de um fim de semana agradável em que fiz pela primeira vez patinagem no gelo, em que conheci a primeira portuguesa, uma estudante de medicina do ICBAS que está a fazer erasmus, em que cantei pela primeira vez, depois de um domingo em que dormi o dia praticamente todo, um pouco angústiado com a minha primeira apresentação.




Começou como é habitual às segundas, 9:00h am reunião de grupo em que cada um apresenta os seus resultados. Hoje era a minha estreia. Fui logo o segundo depois do Philipp apresentar os seus resultados em 500s slides! Eu apenas tinha 3, que foram conseguidos a muito custo... Não foi difícil apresentar e explicar o que tinha feito e que linhas ia seguir esta semana.


Ai início da tarde, e como é habitual todos os dias, o Paul Scheier passa por todos os laboratórios e vê o que cada um está a fazer. Esteve comigo algum tempo, talvez uma hora. Gosta de conversar. No meio de muita conversa, fez-me vários elogios que me deixaram sem jeito. Começou por dizer que tinha gostado muito do que tinha falado na reunião, da forma como abordei e de como apresentei. Depois perguntou-me pelo coro (não sei como soube, mas soube!), como tinha corrido ontem e de como tinha lá ido parar, expliquei-lhe e ele disse que gostava muito de pessoas assim e que apreciava muito! É interessante como esta gente fria e fechada, quando tem um elogio a fazer, faz sem medo. Foi muito importante este empurrão!


Achei que devia partilhar esta conversa com o Paulo Limão, meu orientador em Portugal. Escrevi-lhe um mail, onde lhe contei de forma sucinta a conversa tida com o Paul, ele respondeu-me de forma clara e aberta com um elogio que dizia: "Confie na sua cabeça, e creia que tem uma cabeça fora da média."


Não estou a escrever este post, para vos dizer que sou fora da média, aliás eu nunca pensei, nem penso isso a meu respeito. Durante toda a minha vida sempre me achei abaixo da média. Escrevo apenas para vos dizer o quanto foi importante para mim hoje receber estas palavras. A força que me dão, e o quanto me fazem acreditar de que sou capaz.


Durante os 5 anos em que trabalhei, nas 3 empresas por onde passei, nunca senti em nenhuma delas a mais pequena aposta nas minhas capacidades. O Paulo sempre acreditou em mim e nas minhas capacidades, aliás, foi graças a ele que consegui este lugar. O Paul, pouco me conhece ainda, mas demonstra acreditar e apostar nas minhas capacidades e em mim.


6 comentários:

Anónimo disse...

...quando alguém nos oferece uma rosa!

Anónimo disse...

Querido Filipe!
És o máximo...
Beijinhos.

Luisa

brilho da lua disse...

:O)) boa flip!!!
.. e como podem ser só espinhos.. se estás rodeado de meninas? :P

bjks
anapaula

Anónimo disse...

Pois, também me está a parecer que só tens miúdas à tua volta... olha, se elas por aí sobram, manda metade para cá!!!

Anónimo disse...

Essa de nas empresas por onde passaste não apostarem nas tuas capacidades, confirmo.
Mas isso não quer dizer que elas não existam. Aliás - e para receberes mais um merecido elogio - na última onde estiveste sei que sabes que eras dos poucos de que se pode classificar como bastante profissional.

cmendes disse...

Se foi preciso ir para a Áustria para começares a acreditar nas tuas capacidades, então já valeu a pena. Sempre admirei a tua maturidade e capacidade de tomar decisões, e essas características com certeza que as levas para a tua vida profissional, por isso não admira que se dê por elas!
E conta lá: quantas vezes caíste ao andar de patins? É que só assim é que se aprende (como em muitas outras coisas na vida). É por isso que eu não sei (ainda) andar de patins: tenho tanto medo de cair que depois não arrisco! Mas este natal vou teimar nisto outra vez, e pode ser que desta vez caia e aprenda alguma coisa.