segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Bergisel Skisjumping Stadium





Depois de ter prometido ao Ricardo que fazia fotografias da pista de saltos Bergisel, foi altura de cumprir com o prometido.




Bergisel é uma pista de saltos de ski, inaugurada em 2002 obra da arquitecta Zaha Hadid. É visivel de quase todos os pontos da cidade, e à noite fica toda ilumidada e faz lembrar um sapato de salto alto.




No topo tem um terraço de onde se pode disfrutar de uma vista magnífica sobre o vale de Innsbruck e sobre as montanhas. No piso inferior ao terraço existe um café restaurante com uma vista fabulosa. A obra no seu todo fez-me lembrar um pouco a nossa torre Vasco da Gama, que já a fecharam e onde estão a construir um hotel.


Depois deste passeio pela tarde solarenga e depois de uma sesta ao final da tarde, o jantar foi no Café Central, café típico Vienense, ao som de piano.







3 comentários:

Anónimo disse...

E o Ricardo agradece!

Zaha Hadid, iraquiana, 57 anos, é considerada a melhor arquitecta de sempre. Conseguiu vingar num mundo quase exclusivamente só de homens. Foi a única mulher a ganhar o maior prémio oferecido a um arquitecto, o Prémio Pritzker.

Tem fama (e proveito) de diva, difícil, extravagante, exigente e insuportável... mas é um génio. Os clientes têm medo dela e confessa que alguns não conseguem nem olhá-la.

Demorou 15 anos até que alguém aceitasse o desafio de um projecto seu, sempre acusados de serem impossíveis de sustentar, e desde então não tem parado.

Em recente entrevista ao jornal El País afirma que: "O que nos sustenta nos momentos piores da vida, e nos melhores, que nos fascinam e têm sempre fim à vista, é a confiança em ti próprio. E isso é uma prenda que te dá a tua família quando cresces. A flexibilidade, a preserverança e a paciência também ajudam, claro. E o apoio afectivo. Na vida, não podes fazer nada grande, se estás sozinho."

Guilherme disse...

Ola Filipe
Procurando saber mais sobre Innsbruck encontrei voce e quem sabe voce possa me ajudar. Em setembro passarei um dia em Innsbruck, gostaria de conhecer o centro, o Museu de Swarovisk e Besigel. Voce acha possivel, como chego em Besigel?
Obrigada e parabens pelo Blog
Ines

Flip disse...

Cara Ines, Innsbruck é uma cidade bastante pitoresca e bastante pequena. O principal icon é "Goldenes Dachl" telhado de ouro em Altstadt, zona antiga. PAra chegar a Bergisel, é muito simples, tem de apanhar o eléctrico número 1 e sair na última paragem. Aí é só olhar para sul e verá a pista de Berguisel. Siga pela estrada nessa direcao e suba apé até lá acima (cerca de 10min). Para Swarovisk, nunca lá fui, nao sei exactamente como se vai para lá. Deve haver algum autocarro. Se precisar nao esite em me contactar. (ferreiradasilva.filipe@gmail.com)