domingo, 20 de julho de 2008

Povo austríaco

Pediram-me num comentário feito no post "Já em Innsbruck" para fazer um post sobre o povio austríaco. Como as audiências andam por baixo há que não perder leitores. Vamos lá ver o que eu posso escrever sobre este povo depois de 9 meses de me ter mudado para cá.
O povo que conheço melhor e já bastante bem é o povo do Tirol. Cada vale dos Alpes alberga uma terra ou uma sub região um motivo pelo qual há tantos dialectos nesta região. Se pensarem no período de inverno em que muitas aldeias ficam isoladas pela neve compreendem que é fácil de adquirir costumes e formas de falar diferentes entre lugares que ficam perto. Na forma de vida isto faz-se também notar. Os tiroleses são pessoas extremamente frias e distantes. Vivem no seu vale e não se importam muito com os outros. É um contraste muito grande para povos como o português. Geralmente não há cumprimentos, quando há é só aperto de mão. Não há beijos nem abraços. Para mim isso foi muito estranho no início, cumprimentar raparigas com um aperto de mão! Agora torna-se normal...
Quanto há maneira de vestir, uma coisa que a mim me mete muita confusão, não há brio. Os meus colegas incluindo o meu orientador vestem-se para ir trabalhar como se fossem para o campo. Ele é sandálias com meias, calções e meias subidas, bem esticadas quase a tocar nos joelhos. Durante o verão e o calor as t-shirts suadas servem para alguns dias seguidos! O banho esse não é amigo! Mas nem todos os tiroleses são assim. Se olharmos as ruas depois de uma ópera ou de um concerto, vemos pessoas bem vestidas. Mas é uma minoria. Se se for para Salzburgo, as pessoas já são completamente diferentes na maneira de vestir. Vê-se pessoas bem arranjadas pelas ruas.
Quanto aos austríacos no geral, tem uma coisa em comum, é a raiva e obcessão contra os alemães. Podemos compreender como algo que ficou da II guerram, e que talvez leva algumas gerações a desaparecer, mas eu creio que não desaparecerá nunca. Acham que são os melhores do mundo, uma coisa que a mim me irrita solenemente. É lógico que têm muita coisa boa, e que são bons em muita coisa porque são um país rico, mas isso não faz deles os deuses do universo. A relação com os alemães, é comparável à gente do Porto pela maneira como fala em relação a Lisboa. Não é a Alemanha ou Lisboa que quer ser superior em realação à Áustria ou ao Porto. É por sua vez a Áustria ou o Porto que se inferiorizam.
Estes são os pontos que me lembro à piori. Vou tentar ter o cuidado nos post que escrevo de dar mais enfase à cultura austríca. Note-se que estou numa fase de negação em relação a esta gente devido problemas vários, isso pode justificar a visão tão denativa da coisa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Filipe por partilhar o seu ponto de vista. Espero que a fase que refere seja breve e que obtenha a força necessária para levar os seus projectos de encontro aos seus sonhos.
Pedro

Anónimo disse...

Eu tambem tive na em Viena cerca de 7 semanas e penso que as pessoas do centro sao completamente diferentes da sua cidade por exemplo.sao simpaticas,tomam banho,falam muito bem ingles (coisa que me impressionou comparando com o nosso país).ah e tomam banho.
so para acabar, nunca fale mal do povo do norte, todos sabemos que somos os mais fortes,trabalhadores e inteligentes.