terça-feira, 29 de julho de 2008

Wien

Isto de se trabalhar horas a fio durante muito tempo tem que ter a sua recompensa. Só noutras coisas é que "me gasto sem esperar uma recompensa". Não é que seja uma recompensa, mas de vez enquando podemos tirar umas folgas pelo tempo que trabalhamos a mais na maior parte dos dias. Na sexta-feira passada foi o que fiz.
Às 2:27 da manha de sexta meti-me no comboio e por volta das 8 da manhã estava a chegar a Viena, sim Viena de Áustria como geralmente os portugueses dizem! Resolvi ir conhecer a capital do país que me alberga e de que eu tenho falado tão mal. Aproveitei para visitar uma velha amiga, não é que seja amiga de longa data, mas é mesmo pela idade. Vai fazer 70 anos. Lorne de seu nome, inglesa a viver em Viena há 35 anos. Conheci-a aquando do ICNE (Congresso Internacional para a Nova Evangelização). Se bem se lembram foi no ano a seguir ao encontro de Taizé. Como eu tinha albergado dois polacos do encontro de Taizé, a paróquia do Campo Grande na altura pediu-me para acolher uma pessoa do ICNE. Eu fi-lo com todo o gosto. Tive nessa altura o prazer de conhecer esta ilustre senhora, cheia de graça e boa disposição.
Depois de lhe bater à porta e de darmos um grande abraço, foi tempo de tirar os sapatos e de conhecer o desarrumado apartamento e por a conversa em dia. Depois de me dizer que iria ficar à vontade porque ela ia para casa do ex marido (isto é que é uma amiga!) foi tempo de dormir um pouco, até á hora do almoço.

Lorne e Isabel

O almoço, como combinado previamente com a Lorne, seria com ela a convite dela e com uma vizinha amiga oriunda de Portugal. Ás duas da tarde lá fomos nós almoçar a uma bela esplanada junto do museu Albertina e do palácio Hofburg. Depois de almoço, quatro da tarde, dei uma volta pelo jardim e fui até à zona mais túristica. Visitei a catedral, Peter's kirche onde a final da tarde assistí a um concerto de orgão. Uma tarde agradável a palmilhar as ruas de Viena.


Reflexos / Catedral



Orgão St Peters Kirche


Sábado, comecei o dia com um pequeno almoço ao ar livre em Museum Quartier, entre o museu de arte moderna e o museu Leopoldo. Daí segui para o museu Albertina, onde admirei algumas obras de Paul Klee, Monet, Picasso que estavam em exposição e aindo foi possível ver obras de artistas como Leonardo, Michelangelo, Albrecht Dürer, Rembrandt. Vale a pena visitar, tenho visitado nos últimos anos museus como Louvre, Van Gogh, Ricks museum, e este não se fica nada atrás apesar de dimensão mais pequena. O Albertina está instalado num edifício que era parte do palácia para albergar as visitas.

O reflexo por baixo de albertina é parte do edifício da opera

Depois do Albertina fui até ao Nach market, onde caminhei e almocei. Um mercado de comidas, vegetais, frutas e com uma parte do género feira da ladra. Foi uma volta não muito longa. Segui daí para a Karls Kirche. Apanhei o final de um casório e aproveitei para ouvir um quarteto de cordas que estava a tocar à saída da igreja para os convidados. Depois dos noivos darem de fuga visitei o interior e tive a oportunidade de subir e observar a cúpula interior de perto. Estão a restaurar os frescos e têm um elevador montado nos andaimes para as pessoas poderem subir. Daí saí e fui ter com a Lorne e assisti à missa com ela.

Karlkirche

Frescos




No Domingo e último dia foi todo a visitar Schönbrunn. Se vale a pena! Um magnífico palácio, construído pela imperatriz Mª Teresa. Essa mulher que deu à luz 16 filhos e reinou sózinha após a morte do marido. Fiz uma visita intermédia e visitei 40 salas das 1000 e tal que o palácio tem. Ainda tive alguns minutos para vislumbrar os jardins. Depois foi correr para não perder o comboio. Preciso de voltar muitas mais vezes. Viena tem imenso para ver.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que agradável será viajar!...
mesmo para visitar lindas cidades e "velhas" (de idade) amigas...
Eu apenas viajo pelas redondezas. Segunda, numa caravana de dois veículos, fui até à banda de lá. Aproveitei para deixar, no quarto de cima, uma cama, que não sendo nova, o é mais que a que estava. Foi um pedido da Dona, que foi logo satisfeito, "sem esperar outra recompensa senão saber que fiz a sua vontade". Os seus pedidos são ordens, desde há 42 anos menos 1 mês e 4 dias...
Manda o que entenderes ao F e S.

Flip disse...

Ao F e à S mando tudo o que eles quiserem, muitas saudades acima de tudo! 42 anos 1 mes e 4 dias? Tem isso bem contado, aposto que tem um registo escrito em qualquer parte da sua biblioteca!